Reconstrua Partições Reservadas Pelo Sistema – EFI/UEFI
Nesse tutorial, vamos ensinar como criar ou reconstruir partições EFI (mais conhecida como partição reservada pelo sistema do Windows), responsável pelo arranque do sistema.
Erro fatal
Esse erro geralmente acontece por dois motivos comuns. Primeiro, o usuário por acidente pode excluir essa partição de arranque. Segundo, ataques de vírus podem danificar essa partição.
Por fim, podemos nos encontrar nessa situação por algum motivo desconhecido. No entanto, podemos corrigir esse erro, e é justamente isso que você vai aprender nesse tutorial.
A partição “Reservada pelo Sistema” tem duas funções principais:
- Gerenciamento de boot e de dados de configuração de inicialização: Essa partição contém informações essenciais para o processo de inicialização do sistema operacional. Ela ajuda a carregar o sistema operacional e gerencia as configurações de inicialização.
- Armazenar arquivos de inicialização criptografados com o BitLocker Drive Encryption: Se você usa o BitLocker para criptografar suas unidades, essa partição é fundamental. Ela armazena os arquivos de inicialização necessários para desbloquear a unidade criptografada durante o processo de inicialização.
Modo Automático
Você irá precisar de um pen drive boot com Windows 7, 8, 8.1, 10 ou 11. Em seguida baixe o arquivo (script) no link abaixo. Extraia o conteúdo e coloque dentro da pasta raiz do seu pen drive boot já criado.
senha para descompatar o arquivo “sayro” sem aspas.
Copie o script para pasta raiz do pen drive boot.
Agora inicie o computador com problema pelo pen drive boot. Na primeira tela do Windows “onde você escolher o idioma, teclado” clique avançar. Na segunda tela clique “reparar computador”. E siga os passos do vídeo abaixo.
Modo Manual
Primeiro de tudo, você vai precisar ter em mãos um DVD ou Pen Drive boot do Windows. A versão do Windows deve ser correspondente ao da máquina que você vai aplicar essa correção. No exemplo abaixo, vamos usar um Pen Drive boot com Windows 10. O formato do HD está em GPT, esquema de partição geralmente usado em sistemas UEFI.
Passos
Primeiro passo: depois de iniciar o boot é necessário conferir se a partição ainda está legível. Também, veja se está “Alocada” ou “Não Alocada” (veja na imagem abaixo). Caso esteja igual mostrado abaixo, você não precisa fazer nada. Portanto, clique no “X” vermelho. Se ela mostrar como “Não Alocada”, selecione ela e clique em Novo. Além disso, crie ela novamente. Depois, basta sair clicando no botão “X” vermelho.
Ao clicar no botão “X” vermelho, você vai voltar para a tela abaixo. Nela, clique em Reparar Computador. Em seguida, clique em Opções Avançadas ou Solução de Problemas. Na tela seguinte, abra o Prompt de Comando. Digite os seguintes comandos, em ordem sequencial:
- diskpart
- list disk
Quando o comando voltar com os dados, selecione o disco onde o Windows está instalado. No nosso exemplo está no disco 0.
Então, continue com os comandos. Digite abaixo:
- select disk 0
Quando o comando voltar, ele vai mostrar as partições do disco que Windows está instalado. O próximo comando vai listar o disco mostrando a informação “partição 1 e partição 2”. Note que a “partição 1”, em nosso exemplo, é a reservada pelo sistema.
- list partition
- select partition 1
- delete partition override
- create partition efi
- format quick fs=FAT32 label=”Sistema”
Finalizando as partições
Agora, vamos atribuir uma letra a unidade recém-criada, e por fim, copiar os arquivos de boot para a partição reservada pelo sistema.
No exemplo foi atribuída a letra “S”. Você pode usar a letra que desejar conforme a disponibilidade. Fica a seu critério.
- assign letter=S
- list vol
- exit
- bcdboot C:\Windows /l pt-br /s S:
- exit
A letra “C” é um exemplo da letra para partição do Windows usada no comando “bcdboot”. No WinPE pode mostrar outra letra nessa partição. O parametro “/l pt-br” define o idioma português do Brasil para as informações que serão mostradas na tela de inicialização.
Agora, você pode sair do CMD e reiniciar o computador que tudo irá voltar como antes.
Comentários 0