Como Funciona o Aplicativo e Como se Proteger de Ameaças?
A nova rede social, apenas para áudios, vem sendo utilizada por cibercriminosos para roubar dados e informações sigilosas. Saiba como se proteger das ameaças!Quem diria que, em pleno 2021, veríamos a consagração de uma nova rede social onde os usuários se comunicam exclusivamente através de áudios, não é mesmo?
Fugindo da premissa de gerar conteúdo por texto, o Clubhouse surgiu com uma proposta inovadora: organizar grupos em “clubes” para as pessoas conversarem por mensagens de áudio.
Porém, o aplicativo tem se tornado alvo de cibercriminosos que estão utilizando a plataforma para aplicar golpes na internet.
Pensando nisso, separamos algumas dicas indispensáveis para você se proteger contra as ameaças e manter seus dados em segurança. Confira:
Clubhouse
O famoso aplicativo conta com mais de 10 milhões de usuários no mundo, incluindo grandes nomes da tecnologia, como Mark Zuckerberg e Elon Musk.
A plataforma possibilita a criação de salas temáticas onde os usuários podem discutir sobre qualquer assunto. Basta incluir as pessoas em um “clube” e compartilhar o conteúdo de sua preferência, lembrando que o app aceita apenas formatos de áudio.
Depois, o tema será debatido entre os participantes, totalmente ao vivo e sem edições, tornando a experiência mais natural, dinâmica e interessante. A princípio os convidados são apenas ouvintes e cabe ao moderador do chat autorizar a solicitação para os usuários que desejam participar ativamente da conversa.
A startup vem crescendo exponencialmente e algumas marcas já perceberam o alcance que ela tem, gerando uma identificação promissora com o público.
Atualmente o aplicativo está disponível apenas para o sistema operacional da Apple, o iOS, e através de convites. E esse é um dos pontos cruciais para a segurança dos internautas.
Ameaças virtuais
Devido a sua distribuição limitada, a plataforma virou alvo dos cibercriminosos que utilizam a marca para aplicar golpes em usuários desprotegidos.
Os hackers mal intencionados disponibilizam convites falsos para roubar dados e dinheiro de pessoas que desejam ter acesso ao Clubhouse. Além disso, aplicativos maliciosos também estão rondando o mercado, principalmente com a versão falsa para Android.
Portanto, é preciso tomar alguns cuidados básicos antes de instalar o Clubhouse em seu dispositivo.
Como se proteger
Uma das melhores maneiras para manter seus dados em segurança é instalar um antivírus para iOS para proteger o sistema contra possíveis ameaças. Lembre-se que, até o momento desta publicação, o aplicativo está disponível apenas para dispositivos da Apple.
Portanto, certifique-se de utilizar lojas e links confiáveis para ter acesso à plataforma, além de confirmar o envio do convite com seus contatos.
A solução da Bitdefender oferece proteção garantida para suas informações, identificando e eliminando rapidamente até as ameaças mais recentes.
E aí, já instalou o Clubhouse em seu dispositivo? Compartilhe a experiência com a gente!
Imagens: Unsplash (Erin Kwon); Pexels (Karolina Grabowska).
Comentários 0