
Como Instalar Windows 11 24H2 em ReFs
Você sempre formatou o seu computador e talvez nunca percebeu que o sistema Windows instala o sistema no formato de arquivos NTFS, que era muito bom até a chegada do badalado REFS.
O que é ReFs?
O ReFS (Sistema de Arquivos Resiliente) é o mais novo sistema de arquivos da Microsoft, desenvolvido para maximizar a disponibilidade de dados, dimensionar de modo eficiente conjuntos de dados muito grandes em diversas cargas de trabalho e fornecer integridade dos dados com resiliência a danos. Ele procura lidar com um conjunto crescente de cenários de armazenamento e estabelecer uma base para inovações futuras.
Resiliência
O ReFS introduz novos recursos que podem detectar precisamente danos e também corrigir esses danos enquanto permanece online, proporcionando maior integridade e a disponibilidade para seus dados:
- Fluxos de integridade – o ReFS usa somas de verificação para metadados e, opcionalmente, para dados de arquivo, o que dá ao ReFS a capacidade de detectar danos com confiança.
- Integração com Espaços de Armazenamento – quando usado com um espaço de espelhamento ou paridade, o ReFS pode reparar automaticamente os danos detectados usando a cópia alternativa dos dados fornecidos pelos Espaços de Armazenamento. Os processos de reparo são localizados na área de danos e realizados online, não exigindo tempo de inatividade do volume.
- Recuperação de dados – se um volume for corrompido e não existir uma cópia alternativa dos dados danificados, o ReFS removerá esses dados do namespace. O ReFS mantém o volume online enquanto resolve a maioria dos danos não corrigíveis, mas há casos raros que exigem que o ReFS deixe o volume offline.
- Correção de erros proativa – além de validar os dados antes de leituras e gravações, o ReFS apresenta um analisador de integridade dos dados, conhecido como programa de limpeza. Esse programa de limpeza verifica periodicamente o volume, identificando danos latentes e acionando o reparo dos dados corrompidos de forma proativa.
Desempenho
Além de fornecer melhorias em resiliência, o ReFS apresenta novos recursos para cargas de trabalho sensíveis ao desempenho e virtualizadas. A otimização de camada em tempo real, a clonagem de blocos e o VDL (comprimento de dados válido) esparso são bons exemplos dos recursos em evolução do ReFS, que são projetados para oferecer suporte a cargas de trabalho dinâmicas e diversas:
- Paridade com aceleração de espelho: a paridade com aceleração de espelho oferece alto desempenho e também armazenamento eficiente de capacidade para seus dados.Para oferecer alto desempenho e capacidade de armazenamento eficiente, o ReFS divide um volume em dois grupos lógicos de armazenamento, conhecidos como faixas. Essas camadas podem ter seus próprios tipos de unidade e resiliência, permitindo que cada camada se otimize para desempenho ou capacidade.
Como instalar Windows em ReFs
Foi descoberto que o Refs ainda está em fase implantação no Windows 11, no entanto, desde a versão 24H2 de 2024 que já encontramos o sistema funcionando internamente, porém escondido. Sendo assim totalmente possível usar esse novo formato. ATENÇÃO PODE NÃO FUNCIONAR CERTAS APLICAÇÕES, PROGRAMAS, JOGOS E OUTROS, SE VOCÊ INSTALAR FAÇA POR CONTA E RISCO.
Primeiro; baixe uma ISO do Windows 11 24H2 (desse ano de 2025), prefira ISOs atualizadas.
Segundo; copie e cole em um bloco de notas os comandos abaixo, a primeira lista é para usar todo o espaço para instalar o Windows em ReFs, assim ficará apenas o disco local C.
SELECT DISK 0 # Digite o número da unidade que vai formatar
CLEAN
CONVERT GPT
CREATE PARTITION EFI SIZE=260
FORMAT QUICK FS=FAT32 LABEL=”Sistema”
CREATE PARTITION MSR SIZE=16
CREATE PARTITION PRIMARY
SHRINK MINIMUM=1032
FORMAT QUICK FS=ReFS LABEL=”Windows”
CREATE PARTITION PRIMARY
FORMAT QUICK FS=NTFS LABEL=”Windows RE”
SET ID=”de94bba4-06d1-4d40-a16a-bfd50179d6ac”
GPT ATTRIBUTES=0x8000000000000001
EXIT
Os comandos abaixo é para criar 2 partições em Refs, uma para instalar Windows e programas, e a outra como backup, claro altere os valores caso seu disco seja ainda maior, use esse site para calcular o tamanho de partição.
SELECT DISK 0
CLEAN
CONVERT GPT
CREATE PARTITION EFI SIZE=260
FORMAT QUICK FS=FAT32 LABEL=”Sistema”
ASSIGN LETTER=S
CREATE PARTITION MSR SIZE=16
CREATE PARTITION PRIMARY
FORMAT QUICK FS=NTFS LABEL=”Windows”
SHRINK DESIRED=205850
CREATE PARTITION PRIMARY SIZE=204818
FORMAT QUICK FS=REFS LABEL=”DADOS”
ASSIGN LETTER=T
CREATE PARTITION PRIMARY
FORMAT QUICK FS=NTFS LABEL=”Windows RE”
ASSIGN LETTER=R
SET ID=DE94BBA4-06D1-4D40-A16A-BFD50179D6AC
GPT ATTRIBUTES=0X8000000000000001
SELECT PARTITION 3
FORMAT QUICK FS=REFS LABEL=”Windows”
ASSIGN LETTER=W
EXIT
Resumo das partições criadas
- EFI (S) – 260 MB, FAT32, para inicialização UEFI.
- MSR – 16 MB, reservada pelo sistema.
- Windows (W) – partição principal, inicialmente formatada como NTFS e depois reformatada como ReFS.
- DADOS (T) – 204818 MB, ReFS, para armazenar dados.
- Recuperação (R) – ~1032 MB, NTFS, com atributos e ID próprios de partição de recuperação.
- Reformata a partição 3 (Volume W) em ReFS
- Observação: O script executa uma redução (SHRINK) da partição do Windows no total de 205850 MB, o que inclui espaço para as duas últimas partições: • DADOS (T) com 204818 MB • Recuperação (R) com o espaço restante (aproximadamente 1032 MB)
Terceiro; salve o bloco de notas e copie ele para o seu pendrive boot.
Formatando o PC
Faça o boot com o pendrive que você já preparou, quando chegar na tela abaixo pressione SHIFT+F10 para abrir o CMD, agora digite diskpart>enter, em seguida digite list disk>enter. Verifique o número que corresponde ao disco que você vai instalar o sistema em ReFs (ATENÇÃO VOCÊ VAI PRECISAR ZERAR O DISCO POR COMPLETO, PERDENDO ASSIM QUAISQUER DADOS NELE).
Deixe o diskpart aberto e agora pressione SHFIT+F10 para abrir novamente o CMD, digite notepad.exe>enter.
comnando avançado para usar o bloco de notas no automático: diskpart /s “<LOCAL_DO_ARQUIVO_DE TEXTO>\ReFS_Part2_200GB.txt”
Agora clique em abrir no bloco de notas e abra o bloco de notas com os comandos que você salvou. Feche o CMD que você usou para abrir o notepad.exe, deixe o bloco de notas aberto e agora usando o diskpart vá colando e pressionando enter em cada comando até chegar em exit.
Quando finalizar todos os comandos do diskpart, feche tudo e prossiga com a instalação.
No diskpart criamos uma partição chamada “Windows” agora basta selecionar ela e seguir para instalar Windows 11 em ReFs.
Automatizar o processo
Para automatizar o processo você poderá salvar os comandos em um bloco de notas com o nome Refs ou refs. Em seguida copie e cole esse bloco de notas para o pendrive boot (Rufus, Ventoy, ou Media Creators Tool). Na tela de formatação, pressione SHIFT+F10.
Antes descubra qual o número da unidade é o seu (HD/SSD que será formatado) “todos os dados serão apagados” use o comando diskpart>enter. Depois list disk>enter. Memorize o número do seu disco principal. Agora saia do diskpart, digite exit>enter.
Por fim descubra qual a letra da unidade do seu pendrive. Digite no CMD echo list vol|diskpart>enter. Com isso você poderá ver qual a letra da unidade do seu pendrive. Agora sabendo dessas informações digite o comando abaixo considerando o número do seu disco a letra do seu pendrive o nome do arquivo em bloco de notas.
diskpart /s E:\Refs.txt
Depois pressione enter, agora tudo será feito de forma automática.
Comentários 0