Proteja Seu Sistema Com Free Firewall
Todo PC precisa de proteção, só um antivírus muitas das vezes não basta, vamos mostrar como proteger suas informações de uma forma bastante simples. Você já deve ter ouvido falar de Firewalls, os Firewalls são barreiras que protegem e impedem programas, hackers e outros mecanismos de acessar pela rede dados e computadores. Nesse tutorial vamos mostrar o Free Firewall, você pode baixar no link abaixo. Após terminar o download, instale o programa. Agora abra-o.
Ao abrir note destacado de vermelho, algumas funções, preste atenção a elas. No cabeçalho as opções de configurações, no centro do programa os processos que estão sendo monitorados, ou seja, que estão sempre em constante conexão ou com a internet ou com a rede local. Estamos na guia “Ativo” veja que para cada processo o botão bloquear sugere que eles podem ser bloqueados ou desbloqueados caso você deseje. Por fim no canto inferior direito o botão Firewall ligado, isso significa que ele está ativo e funcionando bem, caso veja a necessidade de desliga-lo, faça-o se for preciso.
E quanto ao Firewall do Windows? Pode dar conflito? Não, pode ficar tranquilo ele não entra em conflito com nenhum Firewall já presente no seu PC, mesmo se seu antivírus possuir tal aplicação. Se por ventura der conflito isso não significa que estamos mentindo para você, essas informações são passadas pela desenvolvedora.
Na imagem acima vemos na guia “Bloqueado” os programas e processos que já foram bloqueados por você ou pelo próprio programa, clicando no botão permitir você libera o acesso completo a rede. Veja na imagem abaixo que quando você vai instalar um programa muitas das vezes esse programa precisar ter acesso a rede para verificar se tem atualização nova. Se desejar bloquear esse tipo de acesso você pode, mais ao fazer isso você deve estar na guia “Ativo”, pois ela mostra todos os processos ativos naquele momento, se for bloqueado isso só afetará na hora da instalação.
Na guia “Extras” São três opções de bloqueio de serviços, a primeira desativa o serviço que monitora como você se comporta navegando na rede. A segunda, você pode bloquear serviços de telemetria do Windows que “segundo fontes pegam dados pessoais”. E por fim a terceira opção fecha todas as portas que hackers usariam para pegar suas informações.
Para facilitar todo seu uso o programa conta com dos modos de operação, o Modo Crédulo (imagem abaixo) nesse modo, o programa usa regras já definidas por você e por ele, ou seja qualquer aplicação pode se comunicar com a rede interna e externa.
Já no modo Paranóico, ele bloqueia tudo, e fica no aguardo para que você desbloqueie novas aplicações. Lembrando que nesse modo o que já fora definido fica como está, mais note que em cada modo as opções são diferentes uma da outra sendo necessário configurar tudo novamente.
Comentários 0