Melhore o Desempenho do Seu HD e SSD
Nesse tutorial vamos mostrar como monitorar a saúde do seu HD/SSD usando o Ashampoo HDD Control 2017 que você pode ganhar uma licença grátis clicando aqui. Ao abrir o programa sua interface amigável já lhe mostra todos os discos conectados ao seu computador mesmo aqueles que estão desativados do sistema. Na imagem abaixo em destaque de vermelho vemos os discos que estão nessa máquina. Em destaque de verde temos o assistente de SSD que exibi configurações avançadas desses dispositivos. Mais abaixo temos recursos para testes no disco e benchmark. Logo abaixo da marcação em vermelho são exibidas informações de temperaturas dos discos selecionados e o status do disco, quando estiver marcado VERDE “OK” significa que não há problemas nessa unidade.
Ao selecionar um disco SSD e clicando no Assistente SSD, uma tela será mostrada, indicando os serviços e tecnologias que estão ativas nesse dispositivo, como por exemplo, o TRIM tecnologia essencial para que o SSD funciona corretamente. Caso não entenda sobre o TRIM clique aqui. Para cada recurso mostrado ele dá uma breve descrição que a ação pode fazer com o SSD, esses recursos ou serviços podem ser ativados e desativados, tanto no programa quanto manualmente no Windows, porém o programa não deixa você ativar algo que possa fazer seu SSD perder tempo de vida útil.
Na guia de manutenção é possível desfragmentar discos, mais quando você acessa essa guia ele já mostra uma janela com alerta informando que desfragmentação não deve ser feita em SSD. Quanto aos discos normais tudo bem, você pode fazer a desfragmentação inteligente para organizar melhor o espaço de seu disco, e seu arquivos.
Na guia Driver Cleaner é possível verificar e eliminar de forma automática lixo e arquivos temporários que vão se acumulando no disco.
Em Revisão é possível fazer um mapeamento do disco e excluir arquivos duplicados, isso deve ser feito para melhorar o desempenho do disco.
Por fim em segurança você excluir definitivamente arquivos do PC impossibilitando assim de serem recuperados, e também verificar arquivos excluídos recentemente do PC, além de outras funções.
Agora você não desculpa para melhorar o desempenho do seu disco seja HD normal ou SSD. Gostou do tutorial? Compartilhe com amigos.
Comentários 0